O inverno no Sul é de congelar mesmo, principalmente para quem mora na Serra Gaúcha. Difícil não chegar a menos de zero pelo menos uma vez na estação. E a gente se aquece como pode: acende o fogão a lenha, a lareira, liga a estufa, regula o ar condicionado. Há uma infinidade de marcas de aquecedores e fogões pelo mercado e todas deixam o ambiente bem quentinho. Mas qual seria a medida certa de uso? Confira a seguir e depois dê sua opinião!
Vamos começar falando das estufas elétricas. Elas funcionam através do aquecimento de uma resistência que envia o ar quente direto para o ambiente e tem a vantagem de aquecer rapidamente, mas queimam o oxigênio do ambiente e diminuem a umidade, ressecando o ar.
Já nas estufas à óleo, a resistência aquece o óleo que por consequência esquenta o ambiente. Demora mais para deixar o espaço quente, porém tem a vantagem de ressecar menos o ar.
O alerta dos médicos é principalmente para quem curte lareira e fogão à lenha: ambos queimam o oxigênio do ambiente, mesmo com canos que “puxam” a fumaça. Por isso, ao acender o fogo, sempre deixe uma abertura para renovação do ar.
O ar condicionado ou Split tem a vantagem de aquecer rapidamente toda a peça e permitir a regulagem de temperatura, mas também pode oferecer prejuízos à saúde, como ressecamento das mucosas respiratórias, como nariz e garganta, aumentando a tosse. Para pessoas com rinite, bronquite, asma, esse ressecamento do ar é muito ruim para a saúde. Além do aquecimento, especialistas atentam para a limpeza do filtro pelo menos 1 vez ao por mês.
Você deve ter notado que neste inverno, ao contrário do que foi em 2016, está tendo mudanças bruscas de temperatura. Essas trocas bruscas de temperaturas provoca um fenômeno vasomotor no organismo, ou seja, tira um pouco da circulação do revestimento interno do nariz e da via aérea inferior também (garganta). Por isso, mais facilmente entram em nosso corpo as infecções respiratórias. É importante ter cuidado ao sair de um ambiente quente e seco, para um ambiente frio para não provocar essa mudança das vias respiratórias.
E com criança em casa, nos preocupamos ainda mais em não passar frio, não é mesmo? Quem tem ar condicionado em dias muito frios, optam por deixar o aparelho ligado a noite toda. Pois a dica é lembrar-se de deixar uma toalha úmida em um dos cantos do quarto ou um balde de àgua ou mesmo fazer uso de umidificadores, assim é possível diminuir o ressecamento que o ar condicionado provoca nas vias respiratórias.
Para finalizar, temos que ter em mente que todos os aquecedores têm suas vantagens e desvantagens. Mas seguindo estas dicas de uso, podemos minimizar os prejuízos a nossa saúde e passar mais um inverno bem aquecidos.
Um bom inverno para você!